.

"A história leva séculos para acontecer e tudo cabe, depois, nas páginas de algum livro. Se não for escrita, jamais será uma história, nem terá valido a pena ter acontecido" Antonio Caprio

SOCIAL

  

                        A professora Jacyra Paes Marão, uma das decanas na área educacional da Tanabi


A construção do prédio do Grupo Escolar de Tanabi em 1944. Atualmente é escola   'Ganot Chateaubriand', pertencente à rede municipal de ensino.


Grupo de alunos do Grupo Escolar de Tanabi - 1º ano misto , datada de 1938. Era professor o sr. Antonio claro de Oliveira.



Grupo de alunos da escola mista rural do bairro das Perobas no ano de 1939. Ao fundo a professora Jacyra Paes Marão.


Sala de aulas regida pela profª Jacyra Paes Marão em foto de 1954. Da direita para a esquerda, segunda fileira e segundo aluno é o prof. Antonio Caprio.


Refeitório do Grupo Escolar de Tanabi. Ao fundo a professora Ida Thiade Bília eo prof. Oswaldo Scaranari.


Formandos do Ganot no ano de 1950. Era diretor da escola o prof. Dario, ladeado pelos professores Venizelos,Rosinha e Dalu.

Formandos do Grupo Escolar do Bairro do Rincão - Turma de 1959. Destaque para o prof. Orlando Melotti e a profª Alice Kfouri. 


Grupo de alunos, autoridades,  professores e coordenadores do Projeto Mobral do ano de 1975. O prédio ao fundo serviu como Posto de Puericultura, depois se transformou em sede da Sociedade Universitária Tanabiense - SUTA - que foi em seu último período presidida pelo prof. Antonio Caprio, abrigando a Biblioteca Pública Municipal, montada pela SUTA.  Atualmente o prédio é usado pela  Polícia Militar. Destaque para o prefeito Milton Cury Miziara, a professora Zulmira Matos Miziara e o Sargento Ary Cesar Saraiva(Presidente do Mobral).



Grupo de contadorandos  da então Escola Técnica de Comércio Visconde de Mauá no ano de 1957


                                              Vista lateral do prédio da Escola no ano de 1948.

                          Vista lateral do prédio do então ginásio Estadual Dr. Fernando Costa - 1948


Estudantes perfilados para desfile público no aniversário de Tanabi em julho de 1953.  Observar os uniformes adotados. À frente, confabulando com um militar, o funcionário Braulio Terra Socio.

                                Vista do prédio concluído em 1960. Atual Fundação Educacional.


Prédio do 'Stand' do Tiro de Guerra  02-050, no dia 11 de abril de 1953. À frente, carro de aluguel pertencente ao senhor Nicola Caprio. Na fogo abaixo a  fanfarra do TG ensaiando no pátio do TCC para a inauguração do prédio do 'stand'.


Fanfarra da Escola de Comércio perfilada em frente ao prédio da escola. A baliza era a jovem Eli Orueta, que se tornou numa das maiores balizas já vistas em Tanabi e região. 


Grupo de ' atiradores ' do TG 02-050 de Tanabi no ano de 1953. Da esquerda para a direita: Rubens Mantovani, Francisco Ribeiro Neto, Silvio Andreazzi, Waldir de Carvalho, Carmo de Castro, Sérgio Moscardini e Francisco Guirado.


                                            Turma de ' atiradores ' do TG 02-050 em 1957.


                                                  Turma do TG 02-042 no ano de 1980.


                                        A " Rainha do Tiro de Guerra " do ano de 1942, Dalila de Paula


Antonio Luiz dos Santos, popular ' Nino", que apesar de não ter os braços escrevia de forma perfeita com o pé. Era admirado por sua inteligência e esforço.



Antonio Joaquim da Silva, o popular ' Bibiano'. Era oficial de Justiça e servia como 'Comissário de menores'. Botava ordem na cidade com relação às crianças e adolescentes. Era temido e admirado por todos.


"Bibiano', ex-atleta e treinador do TEC, dando o chute inicial em partida no estádio local no ano de 1950.


Foto do Dr. Cunha Júnior, um dos primeiros médicos a residir em Tanabi nas décadas de 30/40. é homenageado com nome de rua em Tanabi. 


         O antigo ' Posto de Higiene e Puericultura ", atual prédio da Polícia Militar. Foto de 1954.


Foto do ' palhaço ' Mixirica. Formava dupla com seu irmão Lolô perpetuando a dupla " Lolô e Mixirica". Seu nome era  Mario Alciati, falecido em 14 de maio de 2005. Era um dos maiores comediantes circenses da região.


Foto do hangar que existia em Tanabi, fazendo parte do Aero Clube Visconde de Mauá de Tanabi. A foto é de 1940, vendo-se João Borges,José Chain,Romeu cunha e outros. O clube ganhou de grupo empresarial paulista em avião, que oferecia cursos de pilotagem e emissão de brevês.


                                          Foto com destaque para o avião datada de 1940.


Interior da " Casa Torres" que existia na confluência das ruas Dr.Cunha Junior com Cel Joaquim da Cunha, de propriedade do sr. Felipe Torres.  Era o maior estabelecimento comercial da cidade. Observar como as mercadorias eram expostas.


Jovens de 1946 no coreto da praça. Destaques para Manoel Garcia,Leonardo de Souza,Bindo Violin e Bula. 


A praça do coreto(atual terminal rodoviário) em foto de 1932. Destaque para o sr. João Carvalho, de capa, e Raimundo Pessoa.Era uma manhã de domingo, dia em que a comunidade ali se reunia.


Família no coreto em 1946. Destaques para o maestro José de Souto Cirne, a esposa Leontina e a cunhada Leonilda.


                  Vista da praça do coreto em 1932. à direita, vê-se parte da Igreja construída em 1901.


Baile de gala no Grêmio Literário e Recreativo de Tanaby no dia 3 de outubro de 1937. O presidente era o sr. Felipe Torres. Era a coroação da 'rainha' do clube Julieta Garcia.A palavra Tanabi foi grafada até 1940 com 'y' no final.


Festa social no clube literário em 9 de agosto de 1941. O clube era na esquina das ruas Capitão  Daniel da Cunha Moraes com coronel Joaquim da Cunha, atual residência particular.


O prefeito Vergnaud Mendes Caetano e colaboradores  visitando as obras da Santa Casa em 1939


                                                       O prédio da Santa Casa em 1939.


                                               O prédio da Santa Casa em acabamento final.


                       O prédio da Santa Casa já com a capela Nossa Senhora Aparecida já concluído.


Grupo de jovens no carnaval de 1943 da Sociedade Recreativa Cruzeiro do Sul, que ficava na esquina das ruas Jorge Tabachi com Barão do Rio Branco.  O grupo se denominava 'Os ciganos'.


                  Primeiro grupo de funcionários do Banco do Estado de São Paulo, atual Santander. 1954.


                           Carro alegórico da Sociedade Recreativa Cruzeiro do Sul - ano de 1955.


Grupo de funcionários do Banco do Commércio e Indústria de São Paulo S/A - Comind, em foto de 18 de julho de 1955.Era gerente o sr. Maximiano de Oliveira.


Inauguração de estabelecimento do sr. Jorge Marão -  Imobiliária Flama, no dia 31 de maio de 1958. O pároco era  Fidelis Luiz Orueta Guardeabazal. 


Grupo de cantores em Tanabi no auditório da Rádio Clube no ano de 1960. No palco do auditório se apresentavam os grandes cantores regionais. No microfone Mariazinha, avó de Sandy e Júnior, filhos de Xororó. No acordeon Mario Zan, falecido em 9 de novembro de 2006 e à direita, Zé do Rancho.


Show  político promovido pela administração de Milton Cury Miziara em 16 de novembro de 1974. Os cantores são Zita Carreiro e Carreirinho.


Sessão da Câmara Municipal de Tanabi em 1960. Discutia-se de forma bastante acirrada a aprovação ou rejeição de contas da administração municipal. Vê-se os vereadores Josué José Paglioni, Diniz Fracaro, Henrique Arenas e Alberto Victolo.


Reunião da diretoria executiva da Sociedade Recreativa Cruzeiro do Sul em 1962. No microfone o presidente João Peres e os diretores Luiz Gonzaga Pereira Gonzaga, Luiz Longo, José Alves Magalhães,Francisco Sanches Fernandes e Jorge Bechara.


Visita do cantor Vicente Celestino a Tanabi - Clube dos Tangarás - 23 de outubro de 1965. É recepcionado pelo diretor e orador oficial do clube João Batista Furquim Lambert.


Apresentação de equilibrismo e coragem de motoqueiro em cabo suspenso em frente à Igreja Matriz  no dia 4 de julho de 1976, quando Tanabi comemorava 94 anos de fundação.



Molecada no concorrido ' pau-de-sebo' montado na praça central como parte da comemoração do aniversário de Tanabi no dia 4 de julho de 1974. No alto do mastro havia um cobiçado prêmio para quem lá primeiro chegasse.


Grupo de jovens se apresentando na quadra do TCC no ano de 1968, como parte dos festejos do aniversário de Tanabi em ginástica rítmica.




Grupo de catireiros de Tanabi - Família Augusto - no recinto do Peão de Boiadeiros de Barretos.


                                             Violeiros de Tanabi em Barretos no ano de 1972


                                 Catireiros de Tanabi campeões em Barretos no ano de 1961.


         Aristides Fabri, vice-prefeito municipal, assumindo cargo e prefeito em 1º de fevereiro de 1973. À direita e então presidente da Câmara Dr. Francisco Sanches Fernandes. Ao fundo o radialista Sebastião Monteiro.


Grupo de trabalho que conseguiu a instalação da Faculdade de Ciências e Estudos Sociais de Tanabi reunido no dia 3 de setembro de 1974, como extensão da Faculdade de Jales. A faculdade funcionou apenas 3 anos e foi fechada por absoluta falta de apoio político. Atuou ativamente no processo de criação o prof. Antonio Caprio, dentre outros.



Solenidade de homenagem ao fundador do Clube dos Tangarás, Dr. Newton José Cucolichio na sede do Clube dos Tangarás  em 1976. Destaque-se o homenageado, o farmaceutico Milton  Martins Perches, Sarkis Chain (à direita),  Newton Benfatti(Coelho) e José Torres, à esquerda.


Administração Municipal (prefeito, vereadores e colaboradores, no Palácio dos Bandeirantes com o governador Paulo Egidio Martins em 1982.



João de Melo Macedo e Sebastião Almeida Oliveira, recebendo em 1978, homenagem especial como colaboradores do movimento pró Revolução de 1932.


Reunião  no Clube dos Tangarás  vendo-se João de Melo Macedo e esposa Rackel, Nilton José Cucolichio, José Maria Nuevo, Sebastião Almeida Oliveira e esposa Carmem, com a filha adotiva Sônia.


                        Destaque para o pintor tanabiense Julio Soares Bonfim ao lado das irmãs Dalila e Nair.



Antonio Soares Bonfim( Capitão Bonfim) em sua montaria  corretamente arriada. O Capitão costumava desfilar pelas ruas da cidade com seu bem cuidado cavalo, mostrando a todos o cultivo de suas tradições e manutenção dos costumes de sua época. Era chefe político com destaque que recebia em sua casa altos políticos do estado.


           Festa cívica de comemoração do 4 de julho em 1965. No microfone o prof. Venizelos Papacosta.


Vista de enchente do Rio jatai, no dia 29 de novembro de 1977, passagem para a Avenida Brasil ( Vila Thomaz) hoje Antonio Lopes Cabrera. À esquerda o fiscal da prefeitura Francisco Garcia Chanes. Na oportunidade morreu, por afogamento, a senhora Ana Maria de Jesus, conhecida como 'D. Bilica'.


Estação de Balduíno em 1946. A população compareceu em massa para ver chegar à estação, pela primeira vez, o trem.


                     Cônego Victor de Jesus Herrero Padilha, pároco de Tanabi por largos anos.


Fundação da nova igreja da atual Praça Nossa Senhora da Conceição. As obras foram iniciadas em 10 de outubro de 1936. Ficou concluída a parte baixa em 1946, com responsabilidade dos pedreiros da família Menegasso e a torre em 1954, de responsabilidade do senhor Francisco Etore Bilia.


Outra vista das obras de construção da atual Igreja Matriz. De terno branco o sr. Francisco José Vargas e ao lado o Padre Fidelis.


                    Senhor Julio Barradas, grande incentivador e financiador das obras da Igreja Matriz.


                                    Vista das obras da Igreja Matriz atual em foto de 1938.


                                   Ano de 1945 e a vista da Igreja Matriz em solenidade religiosa.


A Igreja pronta, sem reboque, em 1946. Esta fase da igreja esteve a cargo da família Menegasso, exímios pedreiros da época.


Obras em andamento objetivando a construção da torre, sob a responsabilidade do senhor Francisco Etore Bilia. Ano de 1952.


                                        Croqui da torre feito pelo senhor Francisco Etore Bilia.


              O senhor Francisco  Etore Bilia fixando no alto da torre,com 31 metros,  a cruz metálica.


                                      Vista complementar da construção da Igreja Matriz - 1938


                                                 Vista complementar da Igreja em 1946



                        Cerimônia festiva em 1959 no recebimento da Imagem de Nossa Senhora de Fátima


Francisco Etore Bilia nascido na Itália em 05 de abril de  1.889 e falecido em Tanabi aos 101 anos em 1990.O calçadão que fica entre as duas praças(Nossa Senhora da Conceição e João de Melo Macedo) leva o seu nome. 


           Vista geral da Irmandade do Sagrado Coração de Jesus em 1952. Ao centro, o Cônego Victor.Ao fundo, o altar demolido de forma insensata pelo responsável pela paróquia, padre Oscar Donizete  Clemente.


                       Vista geral da Irmandade do Santíssimo em 1952. Ao centro o cônego Victor.


                Vista parcial de quermesse realizada em prol da construção da Igreja Matriz no ano de 1950. Havia barracas com o nome dos estados, onde se concentrava a população daí migrada. Havia competição entre elas quanto ao resultado da arrecadação. Era realizada na praça central.


Vista da atual Praça João de Melo Macedo, em foto tirada do alto da torre da Igreja. 


              Vista da Igreja a partir do terreno atualmente ocupado pelas instalações do Salão Paroquial. No local era realizada partida de futebol.  Foto de 1930.


Imagem formada pelos canteiros da Praça João de Melo Macedo, onde se vê, claramente, a figura do cálice da celebração. O  projeto da praça é de autoria do engenheiro Prestes Maia, um dos mais conhecidos nomes na área de engenharia da época e muito amigo do sr. João de Melo Macedo, que, a pedido deste, fez a planta das duas praças. O desenho só foi descoberto com análise da foto da praça vista do alto da torre da matriz pelo prof. Antonio Caprio. Participaram da construção vários pedreiros da cidade e de forma gratuita.
A ponte é formada com a colocação de seixos buscados no Rio Grande e colocadas uma a uma.
A cachoeira ( que liga os dois tanques d'água) , vista do alto, forma um destaque no cálice parecendo pedras de brilhante.


         Inauguração da Praça da Bandeira, atual João de Melo Macedo, em 10 de outubro de 1939.Ao fundo, casarão que pertencia à Família Diniz.


Foto acima, da atual Praça central e abaixo, desenho a bico-de-pena feito pelo senhor João  Vargas Filho em 1941. A vista é a partir da estrada que liga Tanabi ao Clube de Justiça( posição leste da cidade). Podem ser vistas a Igreja, a cadeia e o cruzeiro. Após o prédio da Prefeitura (atual Rua cel Joaquim da Cunha)  era mata fechada.


Vista do lago natural que existia no final da atual Rua Cel Joaquim da Cunha, Córrego do Bacuri, antiga saída para Rio Preto. 



Vista da Farmácia  Vargas, na atual rua Barão do Rio Branco, atualmente estabelecimentos comerciais no de 1927.


Forma de execução da rede de esgotos pelas ruas de Tanabi. O trabalho era feito de forma manual e com profundidade de até 6 metros.

Prédio antigo, atualmente ocupado por empresa particular, no ano de 1938. A empresa vista na foto era do sr. José Nagarotto. Esquina das ruas 9 de Julho com Nilo Peçanha.


Prédio do Cine Rio Branco, visto na foto em 1950. O prédio sofreu algumas modificações no transcorrer do tempo. Na década de 80 deixou de funcionar, sendo vendido para particulares. Atualmente abriga o correio e empresa particular.


Inauguração do prédio do Forum ' Dr. Acrisio Pires Domingues", em 5 de julho de 1959. 


                               Vista geral do Clube dos Tangarás com seu suntuoso lago. Foto de 1965

Prédio onde funcionou o Clube Literário e Recreativo, na esquina das ruas Capitão Daniel da Cunha Moraes com Cel Joaquim da Cunha. Atualmente dá lugar a prédio residencial.


                      Prédio da Rodoviária - ano de 1973. O prédio foi demolido sem nenhuma justificativa ou necessidade dando lugar a outro.


                               Prédio da rodoviária que substituiu a anterior.Foto de 1986.


                           Foto do Forum da comarca. Atualmente o local é ocupado por hotel.No local funcionou por curto espaço de tempo a Santa Casa de Misericórdia, empreendimento previsto pelo dr. Newton José Cucolichio, que não prosperou por falta de apoio financeiro.


                      Prédio comercial na esquina das ruas Cel Militão com Rui Barbosa. Foto de 1937. O local era ' ponto' de contratação de servidores braçais para as lavouras (chapas)


Prédio residencial que fica na esquina das ruas Rui Barbosa com Dr.Cunha Junior. Sofreu, no tempo, várias modificações. Ao fundo e à direita torre onde funcionava um cata-vento adaptado à bomba d'água.


                            Prédio ainda existente na Rua Cel Militão. sua construção data de 1920, tendo sido residência do casal Dr. Assis Santana e Elta Lily de Cerqueira Lima e Santana.

repetida
repetida
repetida
repetida

Prédio da antiga " Casas Benfatti", que ficava na esquina da Rua Cel Militão com Nilo Peçanha.A construção esteve a cargo do pedreiro Benedito Passos Nogueira.


                                       Prédio da antiga " Farmácia do Macedo ". em 1958, na Rua Cel Militão, atual prédio comercial.



                               Prédio do antigo Banco Comind. Abriga prédio comercial atualmente.


Prédio do antigo escritório da companhia Paulista de Força e Luz, na esquina das ruas Cel Militão com Marechal Deodoro da Fonseca. Foi demolido dando lugar a estabelecimento comercial


                          Vistas gerais de Tanabi montado em forma de carteirinha pelo Foto Rúbio.


                                                 Vista parcial de Tanabi no ano de 1952.


                                                   Vista parcial de Tanabi  no ano de 1969


                                                  Vista parcial de Tanabi - centro - 1996


                             Vista parcial com destaque para o Estádio Municipal no ano de 1996.


                                                     Vista parcial de Tanabi no ano de 1996.


                                                    Vista parcial de Tanabi no ano de 1996


Vista parcial de Tanabi no conjunto habitacional  Ary Terra Sóssio ( Cohab III). Ano de 1996


Vista do conjunto Residencial Domingos Lúcio de Vasconcelos ( Cohab II ) no ano de 1996.



A SEGUIR REGISTRAMOS CÓPIAS DOS BILHETES DA LOTERIA ESTADUAL, CUJAS EXTRAÇÕES OCORRERAM EM TANABI POR OCASIÃO DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE E DATAS FESTIVAS, ILUSTRADOS COM FOTOS DA CIDADE. 















                                    "Jaz-Band" ,  que atuava nos bailes tanabienses no ano de 1926.


                                                                Banda Municipal - Ano de 1936.


                               Maestro José Vieira Alves, um dos primeiros maestros de banda em Tanabi.



                                                                   Banda do ano de 1938.


                                                                    Banda do ano de 1945


Vista parcial da famosa fanfarra da Escola de Comércio Visconde de Mauá comandada pelo maestro Enéias.


                                          Fanfarra do Ginásio  Estadual de Tanabi - ano de 1951


                             Cerimônia de inauguração do lago Tangarás no dia 4 de julho de 1965.


Banda Marcial comandada pelo professor Antonio Caprio ( segundo na primeira fila da esquerda para a direita), e preparada musicalmente pelo Tenente José de Souto Cirne( primeiro da fila frontal). Esta banda nasceu da união das fanfarras da Escola de Comércio e do Padre Fidelis, ganhando vários campeonatos regionais.


                                              Banda da Cerveja  em 1973, no TCC.


Inauguração da Praça Joaquim chico em 4 de julho de 1974. O projeto da praça é de autoria do tanabiense  Tulio Negrelli. Era prefeito o sr. Milton Cury Miziara. Anima a festa a Banda Municipal regida pelo prof. Silvio Bertoz. O prof. Antonio Caprio era Chefe de Gabinete da Prefeitura.



Foto onde se destaca os primeiros trabalhos de acerto do terreno onde está o Estádio Municipal. A terra era colocada sobre um enorme couro de boi, puxado pelos bois carreiros. Comandava a operação o sr. Alipio Ermelino dos Santos. Ano de 1931.


                                                                 Jogadores do TEC em 1942


                                                         Jogadores do TEC em 1944.


                                          Jogadores do Basquete de Tanabi em 1946


Jogadoras do Basquete de Tanabi em 1947


                                                Participantes dos Jogos Abertos de 1947.


                                                                         Jogadores do TEC


                                                              Jogadores do TEC em 1954


                                                             Jogadores do TCC em 1954


Flagrante das 'memoráveis' brigas entre as torcidas do Tanabi Esporte Clube e do Monte Aprazível Esporte Clube. Ano de 1956.


                                                                 Time do TCC  em 1960


                                                                  Time do TEC em 1965


Time do Banco do Commércio Industria - Comind - e Banespa  em 1975


                           Grupo social formado por membros da Diretoria do TCC -Década de 60.


AS FOTOS QUE SE SEGUEM SÃO REFERENTES A PESSOAS POPULARES DA CIDADE QUE FIZERAM E FAZEM PARTE DA HISTÓRIA PESSOAL DE CADA TANABIENSE. SÃO PUBLICADAS A TÍTULO DE HOMENAGEM E COM UM CARINHO TODO ESPECIAL DE TODA A CIDADE.




                                                Alberto Thomaz e seu companheiro Nicola.

                                                                         Paulo Mudo
                                                                       Zé Cabritinho

                                                                    Geraldo e Gongo


                                                                            Zé Gravata


                                                                       Pernambuco


                                                                         Zé Peixeiro

                                                                            Tianinha

                                                                          Velho Cota

                                                                            Zé da Cota

                                                                      Zezinho Margarida

                                                                            Tio Nilo

                                                                      Dona Bilica

                                                                                  Ana

                                                                            Maradona


                                                                                Marolo

                                                    A estes todos, nossas sinceras homenagens.